Viajar com um animal de estimação pode ser uma experiência única, mas é necessário tomar algumas precauções prévias.
Viajar com um animal de estimação pode ser uma experiência única, mas é necessário tomar algumas precauções prévias. Não há nenhuma dúvida que se há ser capaz de amor incondicional, esse é o nosso animal de estimação. Não há quem nos faça sentir mais necessários ou amados do que um cão ou gato que olha para nós como se fôssemos um deus na terra.
E é por isso que é tão difícil ver aqueles olhinhos tristes quando os deixamos para trás na altura de partir de viagem. Para que não tenha de passar por isso, aproveite as oito dicas úteis abaixo indicadas para viajar com animais e faça do seu animal de estimação o seu próximo companheiro de viagem.
1. Recorra ao veterinário antes da viagem
Antes de partir, leve o animal ao veterinário para despistar quaisquer eventuais problemas de saúde que se possam agravar ou revelar durante a viagem. O veterinário poderá também dar-lhe conselhos preciosos sobre como tornar a experiência mais confortável para o animal.
2. Mantenha um objeto familiar junto ao animal
Uma pequena manta ou uma peça de roupa com o seu cheiro, ou um dos seus brinquedos preferidos poderá ajudar a manter o animal mais confortável e calmo durante a viagem.
3. Leve todos os documentos
Não parta de viagem com o seu animal de estimação sem levar consigo todos os seus documentos como o boletim de vacinas e o comprovativo de registo. Certifique-se algum tempo antes de partir, caso o destino seja fora de Portugal, de que o animal levou todas as vacinas necessárias e cumpre todos os requisitos. Fale com o seu veterinário sobre o Passaporte de Animal de Companhia da União Europeia.
4. Verifique as condições das companhias aéreas
Antes de comprar o seu voo, consulte as condições para transporte de animais das várias companhias aéreas que voam para o destino pretendido. Dependendo do seu tamanho, o animal poderá viajar na cabine ao seu lado ou terá de viajar obrigatoriamente no porão. Procure ainda reviews de outros utilizadores para se certificar de que faz a escolha certa na altura de transportar o seu companheiro de viagem.
5. Identifique o animal
Caso ainda não o tenha feito, certifique-se de que coloca um chip eletrónico no seu animal e que adiciona uma placa com detalhes de contacto à sua coleira.
Viajar com animais de estimação
6. Procure hotéis pet-friendly
Não são muitos os hotéis e alojamentos que permitem o acesso a animais de companhia, pelo que é importante fazer uma pesquisa prévia com maior detalhe antes de marcar o seu alojamento no destino. Procure alojamentos que tenham indicação de serem pet-friendly.
7. Escolha bem a caixa transportadora
Na altura de comprar a caixa para transportar o seu animal de companhia, tenha em atenção se esta tem espaço extra suficiente para o animal se movimentar com algum conforto no interior. Consulte as regras estabelecidas pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) antes de fazer a sua compra.
8. Leve o seu animal a fazer exercício antes da viagem
Quanto mais exercício o seu animal de companhia fizer antes da viagem, mais cansado ele estará e mais fácil será adormecer.
POR FAVOR
Não abandone o seu animal de estimação.
Qualquer dúvida fale connosco 🙂