Um gato saudável tem como característica cuidar rigorosamente da sua higiene lambendo-se para a manutenção da sua pelagem. Este hábito provoca a deglutição de pelos mortos que se encontram soltos na superfície da sua pele, tendo como consequência a sua acumulação no estômago na forma de bolas e o posterior acto de as expelir através do vómito.
Quando as bolas de pelo passam para o intestino, desregulam o sistema digestivo do animal, provocando dificuldades de evacuação ou diarreia. O grande risco é a ocorrência de uma oclusão intestinal, sendo neste caso necessária uma intervenção veterinária para a remoção das bolas de pelo, pois se a situação se prolongar sem tratamento médico, a vida do gato pode estar comprometida.
Para evitar esta situação extrema, siga as seguintes recomendações:
- Opte por uma alimentação adequada e específica rica em fibras para a eliminação das bolas de pelo;
- Escove regularmente o seu gato, se possível diariamente principalmente nesta época em que ocorre a muda do pelo;
- O tédio e o sedentarismo potenciam o comportamento de se lamber, sendo que é importante oferecer atividades e distrações aos gatos. Um ambiente que estimule as brincadeiras, interação e exercícios físicos é o ideal. Ter brinquedos e arranhadores à disposição do seu gatinho são boas opções;
- Consulte o seu médico veterinário, pelo menos 1 vez por ano de forma a ser avaliado o estado geral do seu companheiro felino;
- Administre regularmente produtos apropriados que previnem a formação das bolas de pelo e ajudam a eliminá-las naturalmente. Pode encontrar esta solução na sua Farmácia Nova.
Aconselhe-se com os nossos farmacêuticos.