Durante a gravidez é essencial que a futura mamã mantenha uma rotina de exercícios físicos moderados, como por exemplo caminhadas.

 

Os benefícios de caminhar

Caminhar é um dos exercícios mais leves e fáceis de praticar, independentemente da idade, do peso ou do condicionamento físico.

Além de prática, simples e económica, a caminhada também oferece múltiplos benefícios à saúde para mulheres grávidas, destacando-se os seguintes pontos:

 

– Melhor controlo de peso durante a gravidez

Caminhar é um exercício aeróbio de baixo impacto que permite queimar calorias sem forçar demais o corpo. Para as grávidas, as caminhadas permitem manter um peso saudável e prevenir doenças associadas à obesidade, tais como diabetes e hipertensão.

 

– Melhora a circulação sanguínea

Manter um bom ritmo durante as caminhadas permite melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir a formação de edemas. Para as mulheres grávidas, isso também significa evitar o inchaço nos pés e nas pernas, hemorróidas e síndrome do túnel do carpo.

 

– Regula o ritmo cardíaco e respiratório

O aumento de peso e a pressão exercida pelo crescimento do feto podem causar dificuldades respiratórias e alterações do ritmo cardíaco. As caminhadas diárias são as nossas melhores aliadas para manter um ritmo respiratório equilibrado, além de prevenir doenças cardiovasculares.

 

– Maior autoestima, gravidez mais saudável

Durante a gravidez, as mulheres experimentam várias alterações hormonais e fisiológicas que geram alterações em seu humor e na sua auto-estima.

 

– Facilita o parto e a recuperação pós-parto

Quando caminhamos, realizamos um movimento pélvico rítmico que ajuda a trabalhar a musculatura dessa região. Esse equilíbrio também favorece a dilatação pélvica e ajuda a encaixar a cabeça do bebé, preparando o corpo para o momento do parto.

 

Além disso, caminhar permite fortalecer os músculos de nossas pernas e melhorar a nossa resistência física, o que nos ajudará a lidar melhor com o nosso aumento de peso e aumentará a nossa força no momento do parto.

 

DICAS:

  • Caminhada no primeiro trimestre

Não é necessário um grande investimento para andar, mas garanta o conforto: um bom par de sapatilhas com preferência com suporte para a sola dos pés – quanto mais larga a base do ténis, melhor, para ajudá-la a manter o equilíbrio. Dias quentes e húmidos são propícios para aumentos excessivos da temperatura corporal – se puder evitar a atividade física nestes dias, melhor.

Prefira horários mais frescos.

 

  • Caminhada no segundo trimestre

É possível que a sua barriguita já tenha crescido e tenha perdido alguma mobilidade, logo tenha em atenção redobrada à postura ao caminhar, para evitar dor nas costas. Mantenha a cabeça bem erguida, balance os braços para ajudar no equilíbrio e também para intensificar a atividade física.

 

  • Caminhada no terceiro trimestre

Continue a fazer o que já está acostumada até quando não conseguir mais. Talvez seja melhor evitar percursos muito longos e superfícies irregulares, que possam ameaçar o seu equilíbrio.
Nas últimas semanas, procure caminhar acompanhada ou em lugares não muito desertos, para ter a quem pedir ajuda no caso de algum imprevisto.

 

Há como saber se estou a exagerar na prática dos exercícios?

Pare imediatamente uma caminhada ou procure ajuda médica se tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

– sangramento vaginal

– visão turva

– náuseas

– tonturas

– sensação de desmaio

– falta de ar

– palpitações

– aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos

– Dor e inchaço nos gémeos ou zona inferior das pernas;

– dor fortes no abdómen ou peito

– perda de líquido pela vagina

– mau-estar

 

Para qualquer esclarecimento entre em contacto connosco através de mensagem privada pelo facebook ou pelo 255 580 580.