Não se deixem enganar pela simplicidade da molécula da água! Podem ser só dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, mas no que peca em dimensão, “abusa” em importância!

 
Indispensável para a manutenção da vida, neste Dia da Água iremos explorar o seu efeito e benefício a nível dos diferentes órgãos do nosso organismo:
  1. Sistema urinário – Rins: O risco de formar pedras nos rins é inversamente proporcional à ingestão de água. Quem bebe a quantidade recomendada de água por dia garante o bom funcionamento dos rins e reduz até 60% a probabilidade de ter doenças ou insuficiência renal;
  2. Unhas, pele e cabelo: As unhas são mais fortes e os cabelos mais brilhantes nas pessoas que ingerem a quantidade diária recomendada de água. Antes de recorrer aos seus cremes de eleição, tenha em consideração que é indispensável que a pele esteja hidratada por dentro, ou seja, com a água que circula no organismo através da sua ingestão.
  3. Sistema digestivo – estômago e intestino: Tal como no sistema urinário, a ingestão de água é inversamente proporcional à ocorrência de problemas no trânsito intestinal, ou seja, quanto menos água beber, maior a probabilidade de vir a desenvolver fezes mais duras, o que resultará em prisão de ventre, dor ao evacuar e aparecimento de hemorróidas;
  4. Sistema nervoso: Estudos feitos na Universidade de Connecticut e da Universidade da Virgínia, nos EUA, concluíram que a desidratação prejudica a concentração e a memória. Os resultados foram idênticos em grupos de mulheres e de homens, tanto jovens quanto idosos: quando a perda de líquidos sem reposição chega a 97%, começam os problemas. Previna!
  5. Sistema vascular: Quando é ingerida e circula no organismo, a água evita a retenção de sódio, o responsável pelo edema – inchaço do corpo e do rosto. Assim, ao ingerir água, a sua aparência fica mais suave e muito mais saudável.

As nossas recomendações para este Dia da Água são as seguintes:
  • Beba água, beba água, beba água – idealmente um litro e meio diários!
  • Não desperdice este bem tão fundamental! Reduzir os tempos dos banhos, evitar regas nos horários de maior calor e fechar as torneiras enquanto não necessita de água, são alguns dos gestos que pode adoptar para poupar este recurso de ouro!

 

 

Farmácia Nova, a Farmácia da Família